Menu

Notícias

« voltar
MAIS POSTAGENS

03

Out.

Lagoa de Nova Guarapari

Morador da Enseada Azul, residente em área contígua à Lagoa Nova Guarapari acionou a Ameazul para uma  inspeção conjunta a fim de identificar as razões da coloração amarelada das águas.

Nessa inspeção, identificamos dois pontos de obstrução de transição de água entre as Lagoas: o primeiro, foi provocado por um aterro para passagem de veículos e acesso ao Portal de Santa Arinda, causando desnível nos tubos de circulação impedindo a passagem de água da Lagoa do Espelho para a Lagoa Nova Guarapari. O outro está na região do lado direito da Av. Meaípe, próximo ao Posto de Gasolina (sentido Meaípe), onde há acúmulo de Taboa, impedindo o fluxo normal de águas entre a Lagoa Nova Guarapari e a Lagoa da Mata. Esses dois fatores combinados, fazem com que a parte central da lagoa  Nova Guarapari apresente coloração amarelada e desconforto visual.

Em reunião com a SEMAG – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, para tratar do assunto, no dia 30 de Setembro, fomos informados que já havia um procedimento do MPES- Ministério Público Estadual (Processo 8532022) para tratar o assunto e que, além desses dois pontos, haveriam outros,  que inclusive, já foram sanados.

Como resultado da reunião, ficou ajustado que a solução para o ponto de estrangulamento no acesso a Santa Arinda demanda obra e estudos técnicos e será um pouco mais demorada, mas está em andamento. Quanto à Taboa, a SEMAG vai autorizar e orientar os procedimentos para a retirada, que será custeada pelos moradores diretamente afetados pelo problema. É importante salientar que o acúmulo de vegetação no entorno da lagoa tem aumentado muito a presença de capivaras e junto com elas, proliferação de carrapatos, com sérios riscos à saúde pública e essa foi a razão principal do acionamento da Ameazul pelo morador daquela região.

Fomos informados também, que após a abertura do procedimento no MPES, a Semag realizou análises de qualidade de água e não foram identificados poluentes significativos.

Queremos, ainda,  registrar o excelente atendimento dispensado  á Ameazul pela Semag, através dos Srs. Murilo (Secretário Municipal) e Breno (Subsecretário de Meio Ambiente).

Envie-nos uma mensagem